De acordo com a administração municipal, a operação de tapa-buracos nunca deixou de ter caráter emergencial; são sete equipes trabalhando
Por André Bento. Foto: Raquel Fernandes.
A Prefeitura de Dourados está enfrentando sérias dificuldades com os trabalhos de tapa-buraco. Não bastasse a situação caótica da malha viária douradense e o grande volume de chuvas da última semana, até o pátio do Centro Administrativo Municipal (CAM) apresentou problemas do tipo.
Na quinta-feira (30), o Jornal Gran Dourados fez o flagrante de uma imagem que retrata bem um problema que afeta milhares de douradenses. Neste caso, o buraco se abriu em um dos estacionamentos da prefeitura. Essa semana o problema já foi resolvido. Ao menos nas dependências do Executivo, a Secretaria de Serviços Urbanos deu jeito a problemática.
De acordo com a administração municipal, a operação de tapa-buracos tem caráter emergencial. “O trabalho já vinha sendo feito com número limite de equipes”, informou Hélio de Freitas, responsável pela assessoria de comunicação (Assecom). Segundo ele, seis equipes terceirizadas e uma da própria Prefeitura de Dourados trabalham para recuperar a malha viária da cidade.
A prefeitura reconhece que o problema dos buracos se agravou. Freitas lembra que os trabalhos foram prejudicados nos últimos 15 dias. “Na semana retrasada tivemos um feriado prolongado e depois essa chuva”. Segundo o assessor, desde que parou de chover, o tapa-buracos recomeçou. “Nesta segunda feira já tinha equipe na Hayel Bon Faker. O trabalho já foi retomado nas ruas onde houve maior estrago”.
No dia 27 de junho a prefeitura licitou a contratação de uma empresa especializada para recuperar a malha viária do município. O orçamento para recapear as ruas de Dourados é de R$ 15 milhões. Ainda assim, uma empresa que não conseguir vencer o processo, entrou com recurso e suspendeu a licitação.
Segundo a Assecom, este tipo de ação é comum e a Procuradoria Geral do Município já analisa o caso para solucionar o impasse.
Prestação de contas
Durante sua prestação de contas sobre os cem primeiros dias à frente da prefeitura, Murilo Zauith fez questão de enfatizar o empenho da administração em investir recursos próprios para recuperar as ruas da cidade. Segundo o prefeito, R$ 2 milhões já foram gastos para resolver problemas de infraestrutura no município.
À ocasião, Zauith reconheceu que ainda há muito a se fazer e comparou o tapa-buracos feito na cidade com uma obturação em dente careado. O prefeito também deixou claro que o ideal é recapear as ruas douradenses.